Home
Empório Medicinal
Serviços
Unidades
Atendimento
 
 
 
Documento sem título
Institucional
»
Empório Medicinal
»
Laboratórios
»
Qualidade
»
Empório Social
»
Serviços
 
 
Notícia - A exaustão mental também afeta as crianças 17/09/2019
A exaustão mental também afeta as crianças

Ao estimular as habilidades do seu filho, evite gerar uma exaustão desnecessária. Muitos pais acreditam que quanto mais entretido e ocupado seu filho estiver, melhor será seu rendimento e aproveitamento do tempo. Porém, pesquisas têm mostrado que isso pode ser contraproducente.

O que é a exaustão mental

Exaustão é a maneira de o corpo dizer “chega!” quando o cérebro fica sobrecarregado. O efeito imediato é a queda do rendimento intelectual. E isso tanto em termos quantitativos (como o montante de trabalho realizado ou de conhecimento adquirido) quanto em termos qualitativos (como disciplina e precisão na atividade intelectual).

Além disso, pode haver diversas consequências psicológicas, como perda de atenção ou concentração, redução da capacidade de discernimento, confusão na hora de exprimir ideias e dificuldade para fazer associações mentais. Quando a criança exausta é obrigada a fazer mais esforço, pode apresentar sintomas de descontentamento ou aversão à atividade. Em casos de extrema exaustão, podem aparecer sintomas de ansiedade que possivelmente marcariam o início de algum tipo de neurose.

Como a exaustão mental surge

Estudos já mostraram que, quando os alunos são obrigados a fazer grande esforço intelectual, isso pode afetar a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco, bem como provocar dor de cabeça e insônia.

A exaustão não surge apenas depois do esforço prolongado. Ela também surge quando há desinteresse pelo assunto. Ou, ainda, se as atividades são realizadas em momentos que não se ajustam ao ritmo biológico normal da pessoa ou se a atividade apresenta grau elevado de dificuldade. Por isso, antes de atingir esse estágio é essencial mudar a tarefa. Ou lhe proporcionar um período de descanso.

Por isso, estimular o interesse dos filhos por determinado assunto, como uma matéria da escola, é um bom caminho para ajudá-los a despertar o interesse e, consequentemente, evitar a exaustão. Além disso, é importante observar o comportamento deles. Se você achar notar que eles estão com uma exaustão excessiva, reduza as atividades extra-curriculares, como aulas de inglês, dança e esportes.

Fonte: Seleções
 
 
Serviços feitos para você!
 
Orçamento Online
 
Delivery e Coleta de Receita
 
Atenção Farmacêutica
 
Fórmula em 1 hora
 
Unidades Empório Medicinal
Escolha a loja mais próxima de você.
 
Vila Formosa
Av. Dr. Eduardo Cotching,1885 - Lj2
 
Vila Carrão
Av. Conselheiro Carrão, 2802
 
Tatuapé
Rua Monte Serrat, 1254
 
Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções e lançamentos.
   
Horário de
Funcionamento:

Segunda a Sexta
das 8h às 19h
Sábados das
9h às 16h
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet