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Notícia - Descubra como criar uma dieta vegetariana bem equilibrada 07/05/2019
Descubra como criar uma dieta vegetariana bem equilibrada

Muitas pessoas acreditam que basta ser vegetariano que está levando uma vida saudável, mas não é bem assim. Toda dieta vegetariana deve ser equilibrada, assim como todas as outras, para que o corpo receba todos os nutrientes de que necessita.

Porém, sem muitas opções de restaurantes por aí, o vegetariano sofre. O jeito é arregaçar as mangas e exercitar seu dom de “chef” da cozinha vegetariana. Existe uma gama diversa de alimentos que podem ser consumidos.

No entanto, não deixe que um único alimento – por mais saudável que seja – predomine em sua alimentação, pois causará desequilíbrio no organismo.

Confira algumas dicas:

Dica 1

Organize um cardápio que combine grãos integrais, castanhas, sementes e leguminosas, como feijões, lentilha e ervilha – juntos eles fornecem todos os aminoácidos essenciais. Experimente arroz com lentilhas, homus com pão árabe ou feijão com tortillas.

Dica 2

Inclua mais produtos derivados da soja, como tofu, na sua dieta vegetariana. São as melhores alternativas para a carne em relação à proteína completa. A proteína da soja é rica em fitoestrogênios ou isoflavonóides, que podem ajudar a baixar o colesterol, inibir o crescimento de células cancerosas e aliviar os sintomas da menopausa.

Dica 3

Prove produtos à base de espelta – é uma excelente fonte de proteína para vegetarianos e seu teor de proteína é de 10% a 25% maior que o das variedades comerciais de trigo.

Dica 4

Coma germe de trigo, lentilha, sementes de abóbora e castanha sem sal por seu alto teor de proteína.

Dica 5

Coma muitas leguminosas, como feijões e ervilha. Elas não são apenas ricas em proteínas, mas também em fibras, e quase não contêm gordura saturada.

Dica 6

Se você não for vegano, inclua laticínios ou ovos na sua alimentação diária. Eles fornecem proteína de boa qualidade, especialmente para crianças pequenas e idosos que têm dificuldade de comer o volume necessário de grãos e leguminosas para atingir as necessidades diárias de proteína.

Fonte: Seleções
 
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