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Notícia - Ganhar massa magra não é só questão de estética 12/03/2019
Ganhar massa magra não é só questão de estética

Ter mais massa magra do que gorda é o objetivo de muitos que treinam. Afinal, a massa magra (ou massa muscular) gasta mais calorias para manter sua densidade, o que significa que o metabolismo fica mais acelerado, e também confere um corpo mais definido.

No entanto, a massa magra não é útil apenas para um físico mais atraente e “sequinho”. Ter mais músculos desenvolvidos do que gordura corporal (massa gorda) ajuda a evitar doenças cardiovasculares.


A massa gorda ainda está associada a doenças crônicas e degenerativas, como diabetes tipo 2, aumento do colesterol e maior pressão arterial.

Um material divulgado pelo Hospital do Coração (HCor) fala desse risco e ressalta que a falta de atividade física só favorece o quadro de doenças, principalmente as do coração.

O relatório também explica que o exercício é capaz de alterar a circulação sanguínea e ativar o fluxo de sangue nas veias e artérias, evitando, assim, o acúmulo de gordura.

Como ganhar massa magra (e mais saúde)

Antes de mais nada, é preciso definir seu peso ideal por meio de uma avaliação física, geralmente feita por um nutricionista, profissional de educação física ou médico do esporte.

Essa avaliação também pode apontar caminhos para atingir seu objetivo: plano de treinamento alimentação e suplementação, se for necessário.

“Algumas pessoas têm mais facilidade do que outras para ganho de massa, pelo tipo de fibra muscular que apresentam”, fala a endocrinologista Juliana Garcia, que endossa a importância do descanso adequado entre os treinos e da qualidade do sono.

“Nesse período (do sono), é estimulada a produção do hormônio de crescimento (GH), contribuindo para aumento da massa muscular e recuperação dos músculos”, explica Garcia.

Feita a avaliação, há diversas formas de se obter ganhos de massa muscular. A musculação é prática com mais aderência, pois é possível elaborar um treino voltado para hipertrofia.

Pilates, treinamento funcional e yoga também são modalidades interessantes para tal objetivo.

A nutrição é outro pilar que não pode ser desprezado se você quer desenvolver massa magra.

“A partir da alimentação, o indivíduo obterá consumo energético para desenvolver as reações celulares que levam ao ganho da musculatura”, explica o nutrólogo Kaue Kranholdt, que aconselha: “Priorizar carboidratos e proteínas ajuda a balancear o regime alimentar e as séries de exercícios”.

Fonte: Ativo
 
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