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Notícia - Confira 15 carboidratos que fazem bem para a saúde 12/03/2019
Confira 15 carboidratos que fazem bem para a saúde

Os alimentos ricos em carboidratos, como pão, cereais, arroz e todas as massas, são uma importante forma de energia para o organismo, no entanto, quando consumidos em excesso, eles aumentam a quantidade de gordura corporal, pois o excesso de carboidratos é armazenado no organismo como forma de gordura.

Mas, existem diversos alimentos com alto teor de carboidrato que trazem muitos benefícios para a saúde. Para isso, é necessário escolher fontes mais naturais como os alimentos integrais ou as frutas.

Para ajudar na escolha dos melhores fontes de carboidratos, preparamos uma lista com 15 carboidratos que fazem bem para a saúde, confira:

Banana: Além do carboidrato, ela é rica em outros nutrientes como potássio – excelente para a saúde do coração, ajudando a evitar a hipertensão – e vitaminas A e C.

Manga: Uma xícara de manga picada contém 24,72 gramas de carboidrato. Essa fruta também é rica em potássio, fibra e vitaminas A e C, capazes de melhorar o sistema imunológico e evitar doenças nos olhos.

Maçã: Em tamanho médio, a maçã fornece cerca de 25,13 gramas de carboidrato. Assim como a manga, a maçã é excelente fonte de fibras, vitamina A e C e potássio.

Tâmara: Além do carboidrato, ela fornece alto teor de fibras, cálcio, fósforo, potássio e vitamina A. Por ser doce, a tâmara pode ser usada como sobremesa.

Uva Passa: A uva passa é rica em minerais, como potássio, magnésio, fósforo e cálcio, além de fornecer 129,48 gramas de carboidrato.

Arroz integral: Ele é rico em antioxidantes e uma alternativa saudável ao arroz branco.

Aveia: A aveia está entre os grãos integrais mais saudáveis e versáteis, pois é encontrada em flocos finos ou grossos e pode ser utilizada na composição de diversos pratos deliciosos.

Quinoa: Uma xícara de quinoa contém 39,41 gramas de carboidrato, 8,14 g de proteína e apenas 1,61 g de açúcar. Ela também é fonte de minerais como magnésio, potássio e fósforo.

Feijão: Uma xícara de feijão tem 21 gramas de carboidrato, 6,99 g de proteína e 8,1 g de fibra. A ingestão diária também fornece doses de potássio e ferro.

Lentilha: Para quem não gosta de feijão, a lentilha é uma ótima alternativa. Além de carboidrato , ela é fonte de proteína, fósforo, potássio, cálcio e ácido fólico.

Grão de bico: Uma xícara de grão de bico fornece 19,01 gramas de carboidrato e 5g de proteína, além de oferecer alto teor de fibra e cálcio.

Batata-doce: A batata-doce é uma excelente fonte de potássio e vitaminas A e C e contém 23,61 gramas de carboidrato.

Beterraba: Uma xícara de beterraba – potássio, cálcio, ácido fólico e vitamina A – tem 13 gramas de carboidratos. Ela ainda contém nitratos inorgânicos naturais que podem beneficiar a saúde do coração.

Milho: O milho pode ser usado em uma variedade de pratos deliciosos. Cem gramas de milho fornece 25g de carboidrato e 3,36g de proteína, além de vitamina C.

Castanhas: Com aproximadamente 45g de carboidratos por porção de 100g, as castanhas se diferenciam das outras nozes por terem pouca proteína ou gordura.

Fonte: Jetss
 
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