Documento sem título
 
 
 
 
 
Home
Empório Medicinal
Serviços
Unidades
Atendimento
 
 
 
Documento sem título
Institucional
»
Empório Medicinal
»
Laboratórios
»
Qualidade
»
Empório Social
»
Serviços
 
 
Notícia - LIIT: treino intervalado é ideal para iniciantes 08/08/2018
LIIT: treino intervalado é ideal para iniciantes

Se você se assusta ao ouvir a sigla HIIT, temos uma boa notícia: está se popularizando o LIIT (low-intensity interval training), que, ao contrário do treino intervalado de alta intensidade, preza por uma sequência menos intensa e com intervalos maiores. Isso faz com que a modalidade seja ideal para quem está começando a praticar atividade física.

O que é o LIIT e como ele funciona?

O low-intensity interval training se baseia em exercícios realizados em menor intensidade e um maior tempo de recuperação entre eles. As sessões duram entre 40 e 60 minutos – para ter ideia, o tábata, o protocolo mais conhecido dos treinos HIIT, dura 4 minutos. No LIIT, o segredo é focar no controle do movimento, e não na velocidade ou no número de repetições.

Vale para qualquer exercício?

Sim! Caminhada, corrida, natação ou musculação: todas as modalidades podem ser adaptadas para o treino intervalado de baixa intensidade. “De aeróbicos a exercícios com carga, basta conversar com um profissional qualificado para elaborar uma sequência específica para você”, explica Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech, em São Paulo.

Quais as principais vantagens do LIIT?

A mais importante é a baixa taxa de desistência, já que esse tipo de treino não leva o corpo à exaustão (ele é planejado com o número necessário de intervalos para garantir que você não se canse rapidamente). Além disso, esses exercícios são ótimos para prevenir lesões.

Para quem é indicado?

Principalmente iniciantes ou quem está há algum tempo longe da academia e de atividades físicas em geral. “Treinos leves e longos propiciam adaptações fisiológicas mais adequadas do que sessões que pedem por um esforço muito intenso”, conclui Eduardo. Ou seja, o metabolismo responde melhor aos estímulos, e aí os resultados aparecem.

Com qual frequência deve ser praticado?

O ideal é completar um total de 150 minutos (ou mais) na semana, de acordo com sua rotina – podem ser quatro sessões de 40 minutos ou três de uma hora. Apenas lembre-se de distribuir a atividade de segunda a sexta e evite se exercitar por três ou quatro dias seguidos e passar o resto da semana parada. Assim, o corpo é estimulado constantemente.

Existe alguma contraindicação?

Não, mas é sempre importante conversar com um profissional de educação física antes de iniciar qualquer atividade. Ele fará uma avaliação e um teste de esforço para orientá-la e alertá-la sobre eventuais riscos.

Fonte: Boa Forma
 
Documento sem título
 
Serviços feitos para você!
 
Orçamento Online
 
Delivery e Coleta de Receita
 
Atenção Farmacêutica
 
Fórmula em 1 hora
 
Unidades Empório Medicinal
Escolha a loja mais próxima de você.
 
Vila Formosa
Av. Dr. Eduardo Cotching,1860
 
Vila Carrão
Av. Conselheiro Carrão, 2802
 
Tatuapé
Rua Monte Serrat, 1254
 
Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba nossas promoções e lançamentos.
   
Horário de
Funcionamento:

Segunda a Sexta
das 8h às 19h
Sábados das
9h às 16h
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet